sexta-feira, 19 de julho de 2013

Partitura

   Para tocar violino é essencial você conhecer a partitura ,para quem não entende e acha que é um bicho de 7 cabeças esta enganado.. O básico da partitura é:

* Saber o nome das notas
*O tempo de cada nota
*As pausas musicais
*A clave em que se toca
*A escala musical
*A pauta

De primeira vista parece muuuuuita coisa pra se aprender,mas vamos com calma !.

NOME DAS NOTAS MUSICAIS - Cada nota tem um nome para identificação,quando souber o nome da nota você ja vai saber quanto tempo vale aquela nota.



TEMPO DAS NOTAS - Para iniciantes os tempos são contados através de palmas ,você só vai utilizar 4 tipos de notas musicais,a semibreve de 4 tempos,como se conta esse 4 tempos? Bata palma 4x ,mas o tempo de bater essas palmas é assim:  bata palma e respire ,quando você bater a palma em seguida você da uma respirada rapida ,no fim dessa respiração você bate a palma  novamente e assim vai.. bata palma e respire,bata palma e respire... Na nota de 4 tempos você tem que bater a palma 4x (bata palma e respire).

NOTA DE DOIS TEMPOS(semínima) - Faça o mesmo esquema na de 4 tempos ,mas bata palma 2x .
Ex: Bata palma e em seguida respire fundo rapidamente ,repita isso 2x .

NOTA DE UM TEMPO(mínima)  - Bata palma uma vez,equivale a 1 tempo.

MEIO TEMPO (colcheia) - A nota de meio tempo tem que ser tocada antes da palma bater.(estarei postando um vídeo sobre isso para você entender melhor a nota de meio tempo).

Na partitura tempos a PAUTA MUSICAL que são essas 5 linhas :


Para que serve? Nela são escrita as notas musicais,cada linha dessa representa uma posição de nota musical. Por exemplo: se você botar uma nota musical(uma bolinha preta) na primeira linha ,na escala musical essa nota vai representar a nota MI .Então cada linha representa uma posição na escala musical.
 Esta vendo esta clave em cima da linha? É a clave de SOL,o violino toca apenas nesta clave,quando você ver esta clave significa que é para o violino.(Digamos assim)

ESCALA MUSICAL - Cada nota é uma posição no violino,a escala vai do GRAVE para o AGUDO,a corda mais grave do violino é a corda SOL  então obviamente a escala no violino começa na corda SOL em diante.Aqui esta a escala musical:

Acompanhe no meu Canal do youtube o meu último vídeo onde ensino a posição da escala musical na pratica.

53 comentários:

  1. haaaa agora entendo porkê cada corda tem um nome de nota na postila hehehe

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez muito obrigado pelas explicações, adorei o método de contagem de tempo das notas, ajudou muito!

    ResponderExcluir
  3. Estou gostando muito das aulas. Poderia me enviar sua apostila?
    finx_@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. poderia me enviar sua apostila juliana?e-mail:darlydarlysantos_@hotmail.com ,já assisti vários videos seus,maravilhosos,parabens pela iniciatva!

    ResponderExcluir
  5. Estou comecando a aprender, mas sei poucas coisas. Gostaria de aprender mais.

    ResponderExcluir
  6. Ola vc pode me enviar sua apostila?
    mbaixo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Oi vc poderia me mandar sua apostila ?Bjos obrigda
    victoriapaulamiranda@bol.com.br

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito da sua didatica! Meu e-mail jess190396@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. poderia mandar a sua partituras para mim e-mail joilson223@gmail.com
    muito grato.

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito do seu blog e apostila, mas inverteram os nomes das figuras no quadro. Primeiro é a mínima e depois a semínima.

    ResponderExcluir
  11. Oiii.. Poderia me enviar a sua apostila??

    Obrigada pela ajuda!!

    ResponderExcluir
  12. Ola, estou assistindo as sua vídeo-aulas, poderia mandar as sua apostilas, dserra10@gmai.com - Obrigado.

    ResponderExcluir
  13. Respostas
    1. Eu gostaria de receber a apostila também. O meu e-mail é: giulinha.louise@hotmail.com

      Excluir
  14. Olá!
    gostaria de receber sua apostila, poderia me enviar?

    carolancinelo@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Gostaria de receber a sua apostila. Por favor, o meu e-mail: valeria.ruberti@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. ola juliana , voce me envia a apostila pelo mei email? abner.ibernom@gmail.com desde ja agradeco sua atencao...

    ResponderExcluir
  17. ola juliana , voce me envia a apostila pelo mei email? abner.ibernom@gmail.com desde ja agradeco sua atencao...

    ResponderExcluir
  18. Gostaria de receber a sua apostila. Por favor, o meu e-mail: acampezzi@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. Juliana, não sei se você reparou, mas no trecho que fala do NOME DAS NOTAS MUSICAIS, os nomes da mínima e da semínina estão trocados.
    A mínima é a nota que tem duração de dois tempos e a semínima a que
    vale um tempo. VALEU?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá meu amigo, estão trocadas realmente. Peço desculpa pelo erro, copiei esse quadro do google e só colei, acabei não reparando..vou buscar um outro para substituir. Obrigada mais uma vez, abraço

      Excluir
  20. oi juliana adoro suas aulas por favor manda pra mim sua apostila,desde ja obrigado dodo.viera@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. Estou para iniciar aula de violino, por favor, gostaria de receber a apostila se possível, e parabéns Ju, seus vídeos e explicações ajuda muito, grata por compartilhar.

    ResponderExcluir
  22. Estou para iniciar aula de violino, por favor, gostaria de receber a apostila se possível, e parabéns Ju, seus vídeos e explicações ajuda muito, grata por compartilhar.

    ResponderExcluir
  23. Olá,Ju!
    Gosto muito dos seus vídeos e explicações.
    Mas tenho tentado te achar,e não consigo,sou iniciante,preciso muito de ajuda,com as aulas.

    ResponderExcluir
  24. Oi, Jú! Eu estou começando agora as aulas de violino e estou amando!Você poderia me enviar a apostila? fabiana-bia@msn.com
    Agradeço desde já (:

    ResponderExcluir
  25. Por gentileza me envie sua apostila email :leandrohenriquedacunha@gmail.com
    Obrigado

    ResponderExcluir
  26. Por gentileza me envie sua apostila email :leandrohenriquedacunha@gmail.com
    Obrigado

    ResponderExcluir
  27. envia ME sua apostila por favor..... lo364779@gmai.com

    ResponderExcluir
  28. Esse blog ainda está ativo? Poderia me enviar a apostila? Grato desde já! sobreira@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá meu amigo.
      Faz um bom tempo que eu nao envio mais a apostila por e-mail, você pode baixar gratuito em PDF direto aqui do site.
      Tem uma postagem que fiz para baixar a apostila aqui

      Excluir
  29. Bom dia poderia me enviar sua postila,
    e-mail clark18_01@hotmail.com valew

    ResponderExcluir
  30. Bom dia, a mínima não vale 2 tempos? e a semínima 1 tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá meu amigo, na tabela esta invertido.
      Semibreve = 4 tempos
      mínima = 2 tempos
      semínima = 1 tempo

      Excluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. Bom dia, ninguém percebeu que o desenho da mínima está errada?;
    Ela está trocada com o desenho da semínima, sendo assim quem for seguir por ele vai seguir o tempo errado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Stevan! Verifiquei e esta trocado realmente, vou alterar a tabela. Obrigada por alertar. abraço

      Excluir
  33. Sou iniciante tenho 11 anos e acabei de ganhar um violino se tiverem dicas e puderem me enviar agradeço me chamo Layra
    meu e-mail roselainenovelli@gmail.com ou layraevelyn@yahoo.com.br Obrigada

    ResponderExcluir
  34. A eu estou escrevendo no perfil do meu pai Adriano

    ResponderExcluir
  35. Boa noite, gostaria de receber a sua apostila. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  36. Olá eu queria receber sua apostila, meu e-mail é larissaesposte2205@gmail.com obrigada

    ResponderExcluir
  37. Ola quero receber sua apostila para iniciantes.
    annychapina@gmail.com

    ResponderExcluir
  38. Boa tarde ... meu pai está aprendendo a toca violino... está aprendo nas cordas soltas ainda. Gostaria que mandasse para mim notas nas cordas para ele ir treinando mais.. obrigado fico aguardando sua resposta no meu email... erikakelly1994@gmail.com

    ResponderExcluir
  39. Boa noite Ju!
    Melhor explicação, queria ver mais vídeos seus
    anacgs1808@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  40. Boa noite! Gostaria da apostila para iniciantes kellenalmeida@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  41. olá eu gostaria da partitura de três notas ,vi seu vídeo no youtube ,só que não achei a partitura ,faz muito tempo esse vídeo que assisti é do ano de 2013,mas estou muito curiosa ,parece ser fácil.
    obrigada. Jociane .email.jpjoci.padilha@gmail.com

    ResponderExcluir
  42. Olá me envie a apostila por favor. gretellherrerap@gmail.com

    ResponderExcluir
  43. ola Gostaria de receber sua apostila por favor . Andressamfelisberto@gmail.com

    ResponderExcluir